A reforma tributária de consumo inaugurou uma figura inédita no sistema brasileiro: o nanoempreendedor.
A morte de um sócio em micro e pequenas empresas não é apenas um momento de dor e luto para a família, mas também um ponto delicado para a própria continuidade do negócio
A crescente sofisticação da fiscalização eletrônica e a complexidade do sistema tributário brasileiro exigem das empresas novas ferramentas de controle e antecipação de riscos.
O cenário econômico global vive um momento delicado. As tensões comerciais entre grandes potências, os efeitos prolongados de guerras regionais e o comportamento dos juros provocam instabilidade
Em evento no Palácio do Planalto, presidente Lula e ministro Luiz Marinho destacam que o país pode aliar desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade rumo a uma economia verde
Com saldo positivo em todos os setores e estados, o país acumula mais de 1,7 milhão de novas vagas com carteira assinada em 2025
Programa nacional vai beneficiar 1,2 milhão de empresas com gestão completa gratuita, emissão de NF-e e certificado digital sem custo
Segundo Abrasel-SP 73% dos estabelecimentos projetam aumento de receita no período de fim de ano em relação a 2024.
O microempreendedor individual é responsável pelo pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
A partir de 2 de janeiro de 2026, o Regime Fácil, criado pelas Resoluções CVM 231 e 232, passa a oferecer regras simplificadas para pequenas e médias empresas com receita anual de até R$ 500 milhões.
A partir de 1º de janeiro de 2026, microempresas e empresas de pequeno porte passam a seguir novas regras para multas relacionadas ao atraso na entrega das declarações do Simples Nacional.
Seu principal objetivo é unificar os cinco tributos (ISS, ICMS, IPI, PIS e COFINS) em três novos
Trabalhadores com carteira assinada já podem trocar dívidas com juros altos por outras mais vantajosas, por meio do Programa Crédito do Trabalhador.
A Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou que o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a adotar um padrão alfanumérico a partir de julho de 2026.
Desde 1988, o SIMPI atua como parceiro estratégico das micro e pequenas empresas.
Uma análise da conjuntura macroeconômica doméstica sob a ótica regional, abrangendo indicadores de atividade econômica, mercado de trabalho, crédito, balança comercial e inflação.
Novo CNPJ Alfanumérico - Perguntas e Respostas - Receita Federal
O empreendedor lida diariamente com operações de recebimento de valores, utilizando ferramentas como transferências via Pix, pagamentos por QR Code e links de pagamento, entre outras.
O governo brasileiro e seus fabricantes estão se opondo às novas tarifas dos EUA sobre aço e alumínio.
Entrevista com o Presidente do SIMPI Joseph Couri à Jovem Pan News: youtube.com/jovempannews
Pág. 2 de 5 | 21 de 100 registros