Riscos e medidas de segurança nas transações financeiras do empreendedor

  • 19/02/2025
  • Sem Comentários

Riscos e medidas de segurança nas transações financeiras do empreendedor

O empreendedor lida diariamente com operações de recebimento de valores, utilizando ferramentas como transferências via Pix, pagamentos por QR Code e links de pagamento, entre outras. Essas soluções oferecem praticidade e agilidade para os clientes na hora de pagar, mas exigem atenção redobrada, já que golpistas estão sempre em busca de brechas para aplicar fraudes.

Por exemplo, os fraudadores podem colar QR Codes falsos sobre o cardápio disponibilizado pelo estabelecimento. Ao apontar a câmera do celular para esse código, os dados do usuário podem ser capturados e comprometidos.

Quadrilhas especializadas exploram vulnerabilidades em diferentes etapas das transações financeiras. Entre as práticas mais comuns está o mapeamento de instituições para testar chaves Pix e validar dados de contas, uma técnica conhecida como enumeração, que amplia as chances de fraude. Além disso, o uso de contas laranjas permanece como um desafio no combate às fraudes.

Com foco na segurança, o SIMPI São Paulo disponibiliza aos associados um departamento antifraude que oferece suporte relacionado ao Certificado Digital. Essa ferramenta garante a autenticação e simplifica as transações, reduzindo o risco de fraudes na identificação de usuários.