Câmara Nacional de Acompanhamento do Emprego inicia atividades com foco na proteção do trabalho
O Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, participou nesta quinta-feira (4) da primeira reunião da Câmara Nacional de Acompanhamento do Emprego, criada em agosto com o objetivo de monitorar os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos a setores produtivos brasileiros e propor medidas para preservar empregos.
Na abertura do encontro, Luiz Marinho destacou a importância da atuação do do Governo Federal na mediação das negociações coletivas entre empresas e trabalhadores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. “O governo agiu de forma rápida, com medidas como a abertura de linhas de crédito vinculadas à manutenção dos empregos, para reduzir os efeitos imediatos sobre a economia e proteger postos de trabalho”.
O ministro também ressaltou a necessidade de reduzir a taxa de juros para fortalecer a economia nacional. “O custo elevado do crédito representa hoje um entrave maior ao desenvolvimento do que o próprio impacto das tarifas externas”.
Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira Lima, apresentou um panorama das medidas já adotadas pelo governo para mitigar os efeitos das tarifas impostas às exportações brasileiras e colocou-se à disposição para fornecer informações necessárias à condução dos trabalhos da Câmara.
Leia matéria na íntegra no Portal do Ministério do Trabalho e Emprego